Manejo da lagarta do cartucho (Spodoptera Frugiperda) na cultura do milho com uso de inseticida biológico
Publicado em
18/3/2022
Estudos
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia e praticabilidade agronômica do inseticida biológico Cartugen (Vírus SfMNPV), de forma isolada ou em associação com inseticidas químicos, visando estabelecer estratégias para o controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) na cultura do milho.
MATERIAL E MÉTODO
O experimento foi conduzido a campo na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária - FAPA (Guarapuava-PR) durante a safra de verão 2020/21. O ensaio foi instalado no dia 13 de outubro de 2020.
CONCLUSÃO
•A associação de Cartugen (50ml/ha) com inseticidas químicos reduziu o número de cartuchos danificados, bem como os danos médios e altos em comparação à aplicação isolada dos inseticidas químicos;
•Com a utilização de inseticida ganhou-se um incremento no rendimento de grãos. Uma relação estatisticamente significativa entre o dano de Spodopterafrugiperda (cartuchos danificados) e a produtividade foi observada, demonstrando que quanto maior fora incidência de cartuchos danificados, menor será a produtividade.